17 de dezembro de 2011

Junta desrespeitou Estatuto da Oposição


Na Assembleia de Freguesia, dia 15, antes da discussão do Plano e Orçamento para 2012, o eleito do PCP apresentou um protesto escrito, porque o Executivo não cumpriu a obrigação legal de ouvir previamente os partidos da oposição. 
A proposta da Junta foi aprovada pela maioria PSD. Nas Opções do Plano, foi necessário recorrer ao voto de qualidade da Presidente, por se terem verificado quatro votos contra, do PS, uma abstenção, do PCP, e quatro votos favoráveis, do PSD. O Orçamento foi aprovado, com quatro votos favoráveis, do PSD, e cinco abstenções (PCP e PS).
Os eleitos do PS não protestaram contra o não cumprimento do Estatuto da Oposição e não se pronunciaram sobre a proposta do Executivo.



Protesto

O Executivo não cumpriu a sua obrigação legal de ouvir os partidos da oposição no processo de elaboração das Opções do Plano e Orçamento para 2012.
Pela primeira vez neste mandato ocorre assim uma situação que representa uma violação da lei (designadamente, do N.º 3 do Artigo 5.º da Lei 24/98) e que constitui igualmente uma inversão do rumo alterado após as eleições de 2009, prejudicando a necessária democratização do funcionamento dos órgãos da freguesia.
Sai também prejudicada a população, quer por não beneficiar de eventuais contributos positivos do PCP para aqueles documentos previsionais, quer por não poder avaliar, neste acto concreto, a nossa atitude de oposição firme e construtiva.
Do incumprimento resulta ainda prejuízo para a imagem dos órgãos autárquicos, num momento em que as freguesias estão a ser alvo de um muito violento ataque político, ideológico e económico.
Tão grave omissão não poderia decorrer de eventuais dificuldades conjunturais, se ouvir a oposição fosse um compromisso realmente assumido pelo Executivo.
Expressamos o mais vivo protesto, na expectativa de que o futuro confirme um saudável compromisso da maioria, quanto à não repetição deste episódio.

Lisboa, 15 de Dezembro de 2011
Domingos Mealha, vogal,
eleito pelo PCP nas listas da CDU

Share/Bookmark

Sem comentários: