15 de março de 2012

Vamos continuar a defender a Extensão de Saúde da Av. Duque de Loulé


Uma delegação da CDU visitou, no dia 9 de Março, a Extensão de Saúde da Avenida Duque de Loulé. Confirmámos o grave estado das instalações e a falta de pessoal, tal como a falta de uma resposta dos responsáveis políticos.

Reafirmamos que não vamos desistir desta batalha e voltamos a apelar à população das freguesias do Coração de Jesus e de São José, para que se manifeste cada vez mais activamente em defesa daquele equipamento e exija que o Estado assegure o direito constitucional de todos à saúde.

Na visita, realizada no âmbito das Jornadas Autárquicas da CDU na cidade, participaram Carlos Moura, vereador-substituto do PCP na Câmara Municipal de Lisboa, Domingos Mealha, eleito na Assembleia de Freguesia do Coração de Jesus, e João Pedro Pires, eleito na Assembleia de Freguesia de São José, bem como outros activistas e utentes. A delegação foi recebida pelo Dr. José d’Almeida Gonçalves, director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Lisboa III - Lisboa Central, e pela Dr.ª Sara Loureiro, coordenadora da Extensão de Saúde, alargando-se a troca de informações e opiniões a outros profissionais.

A actualidade dos problemas aqui sentidos foi realçada, no mesmo dia, pelo debate que o PCP suscitou, na Assembleia da República, sobre as graves consequências do sub-financiamento da Saúde por parte de governos e maiorias parlamentares do PSD, do PS e do CDS-PP.

Ao longo de mais de três décadas, tem sido seguida uma política cujo objectivo é fazer da saúde de todos um negócio para alimentar os lucros dos grupos económicos. É aos mentores, executores e beneficiários dessa política que tem que ser imputada a responsabilidade por, no coração de Lisboa, termos hoje um equipamento que, pelas condições em que funciona, está ao nível de muitos que se situam em localidades do interior do País e que, também por isso, tem o seu futuro sob sério risco.

A população das freguesias do Coração de Jesus e de São José e, em geral, os milhares de utentes que são servidos pela Extensão de Saúde da Avenida Duque de Loulé, devem juntar a sua voz à de todos aqueles que exigem outra política, que respeite o direito universal ao bem mais precioso que cada um de nós possui: a saúde.

Para alcançar este justo objectivo, podem continuar a contar com o empenho do PCP e da CDU, quer através dos seus eleitos nas assembleias de freguesia, nos órgãos do município e na Assembleia da República, quer na promoção de outras formas de expressão da vontade colectiva.

Renovamos o apelo à subscrição do abaixo-assinado em defesa da Extensão de Saúde, que está a ser promovido pela CDU.


Lisboa, 14 de Março de 2012
Organizações do PCP e da CDU
nas freguesias do Coração de Jesus e de São José

Share/Bookmark

Sem comentários: