2 de fevereiro de 2013

ARS anuncia fecho da extensão de saúde

À população das freguesias do Coração de Jesus e São José

Vão fechar a extensão de saúde
na Av. Duque de Loulé
Que mais vai deixar
que lhe roubem?

Os serviços do Ministério da Saúde estão a preparar-se para anunciar que a extensão de saúde da Avenida Duque de Loulé vai encerrar. Vai tornar-se ainda mais difícil ter consultas ou fazer tratamentos. Já não bastavam os aumentos das taxas moderadoras e do que se paga por medicamentos, análises e exames, ainda vão levar o equipamento e os profissionais para mais longe de quem deles precisa!

O PCP e a CDU têm persistido em obter garantias de que a nossa extensão de saúde não seria fechada, sem haver alternativa na proximidade. Responsáveis do Ministério da Saúde e da Câmara Municipal de Lisboa tiveram que enfrentar a população, a 9 de Abril de 2010, numa sessão pública proposta por nós. Mas não respeitaram nenhum dos compromissos que ali assumiram.
Por parte do Governo e da Câmara, tal como da Administração Regional de Saúde, este assunto foi tratado com ligeireza e mesmo com hipocrisia. Ao mesmo tempo que negavam qualquer intenção de fechar a extensão de saúde, os diferentes responsáveis foram tomando decisões que só podiam ter como consequência o encerramento.

O direito à saúde para todos foi conquistado com o 25 de Abril e ficou inscrito na Constituição. A destruição do direito à saúde é uma das graves consequências da política de direita que sucessivos governos daqueles partidos têm praticado desde 1976. Não respeitaram a Lei fundamental e privilegiaram os interesses dos grandes grupos económicos, que fazem da saúde um negócio muito lucrativo.
Os enormes cortes de financiamento, agora exigidos pela troika dos agiotas estrangeiros e anunciados pelo actual Governo uns atrás dos outros, só vão agravar mais a situação.
O PSD, o CDS e o PS têm que ser responsabilizados.
Também para defender o direito de todos à saúde, é preciso pôr fim à política de desastre nacional!
A população tem direito a um serviço público de saúde universal, de qualidade e acessível para todos, como diz a Constituição. Mas esse direito só pode ser garantido com uma política patriótica e de esquerda e com um Governo que coloque os interesses do povo à frente dos grandes lucros de uma minoria.

Nesta batalha, o PCP e a CDU continuam empenhados e os seus militantes e activistas não poupam esforços. É preciso que ganhe mais força este movimento de protesto e de construção da alternativa.

Fecham-lhe a extensão de saúde. Extinguem-lhe a Junta de Freguesia. Roubam-lhe o salário ou a reforma. Degradam a educação e o ensino. Destroem a economia e o emprego. Têm mãos largas para a grande finança e para alguns amigos e servidores, mas são unhas de fome quando se trata do bem de todos. Não acha que já basta? Que mais vai deixar que lhe roubem?

Lisboa, 25 de Janeiro de 2013
A CDU das freguesias do Coração de Jesus e São José



Share/Bookmark

Sem comentários: